Últimas

André de Paula assina programa de integração entre Brasil e Bolívia

Radar Olhar Aguçado(há cerca de 3 horas)
André de Paula assina programa de integração entre Brasil e Bolívia

O ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, assinou nesta terça-feira (23) a portaria que oficializa a criação do Programa de Integração Produtiva Brasil-Bolívia-Pacífico. O texto deve ser publicado no DOU (Diário Oficial da União) desta quarta-feira (24).

O programa busca criar uma rota entre os dois países e possibilitar o escoamento de produtos do agronegócio brasileiro, especialmente da região Centro-Oeste, pelo Oceano Pacífico. 

Segundo o Ministério, essa integração logística abre oportunidades para produtores que enfrentam problemas logísticos para exportar via porto de Santos.

Outro foco do projeto é facilitar os embarques brasileiros com foco na China e nos parceiros comerciais asiáticos. 

“Essa rota fortalece a competitividade do agro brasileiro e aumenta o potencial do nosso setor. O programa fortalece ainda mais nosso projeto de integração internacional”, afirmou André de Paula. 

O ministro destacou também que um dos objetivos do projeto é retomar a corrente bilateral entre as nações que, em 2013, era de US$ 5,5 bilhões. Atualmente, está em US$ 2,5 bilhões. 

Para além da exportação, o ministério avalia que a integração logística abre espaço para a importação de insumos e fertilizantes da Bolívia, que podem beneficiar  a produção nacional.

O Mapa ainda não anunciou o investimento e a extensão total do projeto. Segundo a minuta, o programa poderá firmar parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, como forma de financiamento.

Sob supervisão de Andressa Simão

 

André de Paula assina programa de integração entre Brasil e Bolívia — Radar Olhar Aguçado | Radar Olhar Aguçado