Últimas

Governo cria cota para importação de carros elétricos com alíquota zero

Radar Olhar Aguçado(há cerca de 2 horas)
Governo cria cota para importação de carros elétricos com alíquota zero

O Gecex (Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior) aprovou nesta terça-feira (23) a manutenção do cronograma de elevação das tarifas de importação para veículos elétricos e híbridos, mas estabeleceu cotas adicionais de importação com alíquota zero para os eletrificados por um prazo de seis meses a partir de julho do ano que vem.

Em nota, o Gecex afirmou que a tarifa para a importação de veículos eletrificados montados e SKD (semidesmontados) vai a 35% a partir de julho, enquanto a alíquota para veículos CKD (desmontados) aumentará de 14% para 35%, a partir de janeiro de 2027.

As cotas adicionais para importação com tarifa zero serão de US$ 463 milhões – mesmo patamar que vigorou até janeiro deste ano, segundo o Gecex – e valerão para veículos CKD e SKD.

“A medida converge com outras iniciativas do governo voltadas à renovação da frota e ao fortalecimento da inovação e da descarbonização no ecossistema automotivo brasileiro, com veículos mais sustentáveis, que contribuem para a redução das emissões de CO2”, disse o Gecex em nota.

Em comunicado, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) disse que “lamenta e vê com grande preocupação” a decisão do órgão.

“A medida é contrária aos interesses dos trabalhadores, das fabricantes nacionais de veículos e das empresas brasileiras de autopeças, como atestaram dezenas de manifestações públicas assinadas por sindicatos, centrais sindicais, federações empresariais e associações da indústria nos últimos dias”, disse a Anfavea.

Governo cria cota para importação de carros elétricos com alíquota zero — Radar Olhar Aguçado | Radar Olhar Aguçado