Policiais militares do Distrito Federal estiveram na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na noite da 6ª feira (19.jun.2026), horas antes da 2ª partida da seleção de futebol do Brasil contra a equipe do Haiti pela Copa do Mundo de 2026, depois que sua tornozeleira eletrônica apresentou uma interrupção no sinal de GPS. O episódio foi informado ao Supremo Tribunal Federal em ofício assinado na 5ª feira (25.jun). Eis a íntegra do documento (PDF – 6,3 MB).
De acordo com a corporação, a central de monitoramento detectou a perda de sinal às 18h57. Em um 1º momento, Bolsonaro foi contatado por telefone e orientado a sair para a área externa da residência na tentativa de restabelecer a conexão com os satélites.
“A central de monitoramento emitiu um alerta de perda de sinal da tornozeleira eletrônica do monitorado. A equipe técnica orientou que o ex-presidente Jair Bolsonaro deslocasse para a área externa da residência até o reconhecimento do sinal”, diz o documento.
Como o alerta permaneceu ativo, uma equipe foi deslocada até a residência do ex-presidente às 20h04 para verificar a situação. Depois da inspeção, os agentes concluíram que o equipamento estava em perfeitas condições, sem indícios de violação ou avarias.
“Na análise restou constatado: estrutura do dispositivo intacta, Led’s acesos e com sinalização em cadência normal”, afirma o documento.
Ao término da vistoria e da retomada da comunicação com os satélites, a tornozeleira voltou a operar normalmente, sem que fosse necessária sua substituição.
Não foi a 1ª ocorrência envolvendo o equipamento. Em novembro de 2025, Bolsonaro tentou violar a tornozeleira com um ferro de solda enquanto estava em casa. Na ocasião, o Centro de Monitoração da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal recebeu um alerta indicando uma adulteração do dispositivo. O ex-presidente acabou preso preventivamente. A defesa alegou confusão mental.
