Últimas

Em 24 horas, Mogi registra duas mortes de pessoas em situação de rua

Radar Olhar Aguçado(há cerca de 4 horas)
Em 24 horas, Mogi registra duas mortes de pessoas em situação de rua

Uma mulher em situação de rua foi encontrada morta no centro de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, na manhã de quinta-feira (25/6). A vítima, de 43 anos, se tornou o segundo caso de morte nas ruas neste inverno registrado no município em 24 horas. Na quarta (24/6), um homem de 44 anos também morreu.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a mulher foi encontrada já sem vida e sem sinais de violência. A perícia foi acionada, e o caso foi registrado como “morte suspeita”.

Mogi das Cruzes tem enfrentado baixas temperaturas nos últimos dias. Nesta quinta (25/6), a mínima foi de 10,5°C. Já na noite anterior, os termômetros bateram 12,6°C.

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a mulher estava nas ruas havia cerca de seis meses, devido a dependência de álcool. Ainda segundo a pasta, a vítima tinha familiares em Mogi das Cruzes, que tentavam convencê-la a voltar para casa, mas ela recusava.

A pasta ainda informou que, nos últimos 60 dias, a mulher recebeu 12 atendimentos, incluindo uma internação no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes por conta de piora no acompanhamento de doenças crônicas. Na ocasião, ela teria solicitado alta espontânea e assinado um documento responsabilizando-se pela saída da unidade antes do término do tratamento.

“Na quarta-feira (24), por volta das 17 horas, ela foi abordada por equipes da Prefeitura, mas recusou acolhimento e cobertor, alegando que tinha agasalhos e pegaria pernoite em um hotel da cidade”, afirmou a gestão municipal em nota enviada ao Metrópoles.

Primeira morte

Um dia antes, por volta das 6h45, a Polícia Militar atendeu a uma ocorrência envolvendo a morte do homem, de 44 anos. A Secretaria Municipal de Assistência Social afirmou que ele estava há quase 10 anos vivendo em situação de rua em Mogi, onde possui familiar, mas sem vínculo por conta da dependência química.

“Ele já havia sido acolhido de forma permanente por três vezes pela Secretaria Municipal da Assistência Social, mas sempre acabava evadindo-se da unidade. Nos registros da Assistência Social, constam quase 400 atendimentos direcionados ao homem ao longo dos anos. Havia, inclusive, uma vaga reservada para pernoite em instituição parceira na véspera do óbito”, acrescentou em nota.

Ações da prefeitura

De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, as equipes de abordagem oferecem à população em situação de rua encaminhamento para um centro de acolhimento onde, durante o dia, o usuário podem tomar banho, trocar de roupa, se alimentar e ser encaminhado para um abrigo para pernoite.

Por conta das baixas temperaturas, desde o início do mês, os agentes municipais atuam em horário estendido, até as 21h e, nos dias abaixo de 10ºC, até as 22h.

Para a chamada “Operação Inverno”, realizada entre 1º de junho e 31 e agosto, a Secretaria Municipal de Assistência Social disse ter ampliado em 20% o número de vagas para pernoite, com 34 novas vagas disponibilizadas em instituições parceiras.

“É importante ressaltar que a adesão aos serviços ofertados, durante as abordagens, ocorre de forma espontânea por parte das pessoas que se encontram em situação de rua”, pontuou ainda.

Em 24 horas, Mogi registra duas mortes de pessoas em situação de rua — Radar Olhar Aguçado | Radar Olhar Aguçado