A recente condenação de Rodrigo Branco contra Thelminha ocorreu após um processo de seis anos movido por ela.
Em 2020, quando a médica de 41 anos estava confinada no BBB 20, o empresário, que vive nos Estados Unidos e tem conexões próximas com celebridades brasileiras com casa em Orlando, proferiu falas de cunho racista em uma transmissão ao vivo.
Rodrigo participava de uma live com a influenciadora Ju de Paulla quando disse que torcer por Thelminha era “racismo”.
Ele ainda disse que a torcida de Thelminha só existia “porque ela é negra coitada”. Thelminha foi a vencedora de edição do reality show.
Na mesma transmissão, o empresário citou a jornalista Maju Coutinho para argumentar que, segundo ele, mulheres negras seriam favorecidas apenas por serem negras. “Ela é péssima, ela é horrível. Ela fala tudo errado, eu assisti hoje, ela só está lá por causa da cor. Qual carreira ela tem?”.
Thelminha cobrou condenação de Rodrigo ao longo dos anos
Em 2022, durante uma viagem à Disney, a médica usou uma camiseta com a frase “curtindo a Disney sem @ de racista”. Rodrigo também é guia turístico de brasileiros em Miami.
“Quem bate esquece, quem apanha, não”, escreveu. “Há dois anos venho tentando citar em um processo a pessoa que cometeu explicitamente injúria racial contra mim nas redes sociais. O racismo dói de uma forma que não costuma ser passível de esquecimento. Não sou a favor de linchamentos virtuais, mas quero exercer meu direito de ser ressarcida pelo dano.”
No passado, Rodrigo já pediu desculpas pelos comentários.
Rodrigo é condenado a indenizar Thelminha
Depois de seis anos, a também influenciadora venceu o processo que movia contra ele. No dia 15 de junho deste ano, a Justiça de São Paulo condenou o empresário a pagar R$ 40 mil, além de juros e correção monetária por danos morais.
A magistrada que proferiu a sentença atribuiu as falas ao racismo estrutural e afirmou que as declarações desmereceram a trajetória profissional e pessoal que levaram Thelma ao reconhecido público.
“Nesse contexto, a jurisprudência (…) vem reconhecendo que o racismo transcende a esfera individual e atinge a coletividade, na medida em que reproduz símbolos de opressão estrutural e reforça padrões históricos de exclusão e violência simbólica. A conduta do réu, portanto, não se limita a ofender a vítima individualmente considerada e seus familiares, mas tem a propensão de também atingir a coletividade como um todo ao reproduzir símbolos históricos de inferiorização e exclusão, reclamando resposta compensatória e pedagógico-dissuasória apta a prevenir repetições e a reafirmar o compromisso constitucional e convencional de erradicação do racismo”, ressaltou Flávia Snaider Ribeiro, da 6ª Vara Cível de São Paulo.
Rodrigo diz que não vai recorrer de decisão
Na segunda-feira (22), dias após a condenação, ele publicou um pronunciamento em que diz aceitar a condenação e assumir a responsabilidade pelas falas.
Rodrigo falou que os últimos seis anos foram extremamente difíceis e de aprendizado. “Eu quero, primeiro de tudo, que esse episódio sirva de exemplo na luta contra o racismo. Eu continuo aprendendo. O aprendizado nunca termina com uma sentença, com pagamento, não termina com um vídeo de desculpas. É um exercício diário, no dia a dia, não tem outra forma.”
Famosos apoiam Rodrigo após sentença
Nos comentários da publicação, ele recebeu o apoio de celebridades como Xuxa, Simone Mendes e Astrid Fontenelle.
Xuxa afirmou ter achado “de muita coragem e valia” o pronunciamento e que todos devem aprender com os erros para errar menos. “Essa pauta dói muito e nós brancos nunca vamos entender essa dor. Não dá mais para errar nesse assunto”, escreveu.
Já a cantora disse que Rodrigo se posicionou com humildade e demonstrou maturidade. “Nunca vamos saber a real dimensão da dor que foi causada porque somente quem a sentiu conhece o peso que ela carrega.”
Astrid, ex-apresentadora do programa “Saia Justa”, afirmou acreditar que Rodrigo agora “está pronto para vir para a luta antirracista”. “Não é fácil. Meu filho segue sendo um dos dois pretos que estudam na escola. Diariamente, vemos no noticiário casos e mais casos racistas. E somos nós, brancos e brancas, que temos que ir à luta por eles. Bem-vindo.”
Famosos apoiam Thelminha
Após a condenação, a médica escreveu nas redes sociais que passou os últimos seis anos lutando contra uma injúria covarde. Ela também ressaltou que o impacto não pode ser desfeito com “um simples pedido de desculpas na frente das câmeras”.
“Ele precisava de punição – uma punição educativa para que ações como essa não se repitam. Uma punição que transcendesse fronteiras, independentemente do país em que o racista resida.”
No texto, ela ainda citou Maju ao dizer que a jornalista é uma referência para ela.
De acordo com ela, a indenização será destinada a uma instituição que combate o racismo. “Dessa forma, darei um desfecho condizente com o que realmente me fez chegar até aqui como pessoa e profissional: a educação, o respeito e a esperança em uma sociedade verdadeiramente antirracista.”
Nos comentários, “Sigamos”, escreveu Maju na legenda da postagem. “Estou com você sempre”, disse Manu Gavassi. “É isso, Thelminha. Parabéns, estamos com você”, afirmou Giovanna Ewbank. “Um abraço apertado, querida”, falou o ator Luis Miranda.
Gio Ewbank e Gagliasso falam após condenação de portuguesa por racismo

