Líderes mundiais reagiram à renúncia do primeiro-ministro britânico Keir Starmer na manhã desta segunda-feira (22).
O político britânico esteve presente no cenário mundial em meio a diversas crises globais, e algumas autoridades homenagearam a carreira de Starmer por meio das redes sociais.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky agradeceu Starmer pelo seu “apoio e pelas decisões conjuntas que ajudaram a fortalecer a nossa Europa e a nossa proteção da vida”. Acrescentou ainda que “cada reunião e cada conversa que tivemos foram sempre repletas de conteúdo substancial”.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse a Starmer: “Muitos líderes levam anos para se tornarem o estadista que você se tornou em apenas dois anos. A segurança europeia e ucraniana está mais forte graças a você.”
E, referindo-se aos esforços de Starmer para redefinir a relação do Reino Unido com a Europa após o Brexit, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, disse: “Viramos uma nova página nas relações entre a UE e o Reino Unido. A UE está empenhada em continuar a cooperar neste espírito.”
O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, disse que Starmer “pode se orgulhar da contribuição que deu ao país que ama e ao Partido Trabalhista, que ele liderou de volta ao governo em 2024″.
Enquanto isso, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Moscou “não se lembrará dele por nada de notável durante seu mandato”, acrescentando que “é improvável que alguém no cenário político do Reino Unido tenha uma posição sobre nossas relações bilaterais diferente da de Keir Starmer”.

