Últimas

Irã diz que Ormuz seguirá sob seu controle por 30 dias

Radar Olhar Aguçado(há cerca de 4 horas)

O ministro interino das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou neste domingo (28.jun.2026) que o estreito de Ormuz permanecerá sob controle do país pelos próximos 30 dias. A informação foi divulgada pela Al Jazeera.

Segundo a emissora, Araghchi informou ao correspondente do Iraque sobre os desdobramentos mais recentes do conflito entre Estados Unidos e Irã e sobre a situação do memorando de entendimento assinado pelos 2 países na 6ª feira (26.jun.2026).

O ministro afirmou que a reabertura da via navegável só será feita “após a remoção de todos os obstáculos”, sem detalhar quais seriam esses entraves. “O estreito de Ormuz permanece sob total supervisão e gestão do Irã ao longo dos próximos 30 dias e, após a remoção de todos os obstáculos, a capacidade total da via navegável será restabelecida. É nisso que estamos trabalhando.”

Araghchi também declarou:

“Essa responsabilidade cabe à República Islâmica do Irã. Não há outra parte ou Estado envolvido nesse aspecto. Isso está totalmente claro no memorando de entendimento, e qualquer intervenção ou ação unilateral resultará no agravamento da situação e também atrasará a reabertura do estreito.”

Acordo entre EUA e Irã

Irã e Estados Unidos assinaram um memorando de entendimento em 17 de junho para encerrar o conflito. Apesar do acordo, o Irã afirmou no sábado (27.jun.2026) ter atingido alvos ligados às forças norte-americanas em resposta aos ataques aéreos realizados pelos Estados Unidos contra a costa sul do país na 6ª feira (26.jun.2026).

Desde então, os 2 países voltaram a trocar ataques e acusações de violação do cessar-fogo. A escalada levou à suspensão da operação de evacuação de milhares de marinheiros retidos em Ormuz, organizada pela Organização Marítima Internacional, agência da ONU responsável pela segurança da navegação.

Irã diz que Ormuz seguirá sob seu controle por 30 dias — Radar Olhar Aguçado | Radar Olhar Aguçado