O ministro interino das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou neste domingo (28.jun.2026) que o estreito de Ormuz permanecerá sob controle do país pelos próximos 30 dias. A informação foi divulgada pela Al Jazeera.
Segundo a emissora, Araghchi informou ao correspondente do Iraque sobre os desdobramentos mais recentes do conflito entre Estados Unidos e Irã e sobre a situação do memorando de entendimento assinado pelos 2 países na 6ª feira (26.jun.2026).
O ministro afirmou que a reabertura da via navegável só será feita “após a remoção de todos os obstáculos”, sem detalhar quais seriam esses entraves. “O estreito de Ormuz permanece sob total supervisão e gestão do Irã ao longo dos próximos 30 dias e, após a remoção de todos os obstáculos, a capacidade total da via navegável será restabelecida. É nisso que estamos trabalhando.”
Araghchi também declarou:
“Essa responsabilidade cabe à República Islâmica do Irã. Não há outra parte ou Estado envolvido nesse aspecto. Isso está totalmente claro no memorando de entendimento, e qualquer intervenção ou ação unilateral resultará no agravamento da situação e também atrasará a reabertura do estreito.”
Acordo entre EUA e Irã
Irã e Estados Unidos assinaram um memorando de entendimento em 17 de junho para encerrar o conflito. Apesar do acordo, o Irã afirmou no sábado (27.jun.2026) ter atingido alvos ligados às forças norte-americanas em resposta aos ataques aéreos realizados pelos Estados Unidos contra a costa sul do país na 6ª feira (26.jun.2026).
Desde então, os 2 países voltaram a trocar ataques e acusações de violação do cessar-fogo. A escalada levou à suspensão da operação de evacuação de milhares de marinheiros retidos em Ormuz, organizada pela Organização Marítima Internacional, agência da ONU responsável pela segurança da navegação.
