A floração dos ipês-roxos já pode ser observada em Brasília. A espécie é típica do clima seco, característico deste período do ano na cidade.
O ipê-roxo é o 1º a florescer, geralmente de maio a agosto. Na sequência vem o ipê-amarelo (de julho a setembro) e depois o ipê-branco (de agosto a dezembro).
Segundo a Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil), Brasília tem cerca de 250 mil ipês. A árvore é considerada o símbolo da cidade.
Veja mais fotos dos ipês-roxos em Brasília:





