O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu os parabéns, nesta 5ª feira (25.jun.2026), ao povo colombiano pela eleição de Abelardo de la Espriella (Defensores de la Patria) à presidência da Colômbia. Em publicação no perfil de Lula no X, o presidente destacou a relevância das relações bilaterais entre os 2 países e defendeu cooperação em áreas como meio ambiente, combate à pobreza e segurança pública.
A mensagem foi divulgada depois da confirmação da vitória de Espriella, candidato de direita apoiado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), em uma das disputas mais acirradas da história recente da Colômbia.
“Parabenizo o povo colombiano pelo processo democrático e soberano, expresso por sua vontade nas urnas, da escolha de seu novo presidente Abelardo de la Espriella nas eleições do último domingo. A amizade entre o Brasil e a Colômbia, que transcende ideologias, é fundamental para a superação de desafios comuns como a preservação da Amazônia, o enfrentamento da pobreza e o combate ao crime organizado. Que sigamos trabalhando juntos em benefício dos nossos povos”, escreveu o petista.

A contagem preliminar da Registradoria Nacional, órgão responsável pela logística eleitoral, registrou Espriella com 49,66% dos votos. Seu adversário, o senador Iván Cepeda, obteve 48,70%. A diferença entre os 2 candidatos ultrapassou 250,8 mil votos, mas representa menos de 1 ponto percentual no total do pleito.
Depois de dias de questionamentos sobre a apuração, Cepeda reconheceu o resultado e anunciou que fará oposição ao novo governo. A Registradoria Nacional informou que o avanço da contagem evidenciou similaridades de 99,9% com a pré-apuração divulgada no domingo.
O órgão eleitoral explicou que a primeira contagem tem caráter informativo e é baseada em fotos das atas de cada mesa eleitoral. A apuração oficial fica a cargo dos juízes e é anunciada pelo Conselho Nacional Eleitoral, responsável pela supervisão do processo.

