Últimas

Brasil mira captar 5 bi yuans em 1ª emissão de títulos na China

Radar Olhar Aguçado(há cerca de 3 horas)

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, disse nesta 5ª feira (25.jun.2026) que o governo mira captar 5 bilhões de yuans (R$ 3,8 bilhões) na sua 1ª emissão de títulos em yuans —os chamados Panda Bonds. Em entrevista à Reuters, afirmou que a operação deve ser realizada nos próximos 2 ou 3 meses.

Caso a operação se concretize nesse valor, será a maior emissão de títulos de um país estreante no mercado de dívida em moeda chinesa, superando a Eslovênia, que emitiu seus Panda Bonds em abril deste ano e levantou 4 bilhões de yuans (R$ 3,1 bilhões).

O valor citado por Durigan indica a ambição brasileira de ampliar a integração com a economia chinesa e reduzir a dependência do dólar. Também mostra o avanço do esforço da China para internacionalizar sua moeda.

Nos primeiros 5 meses de 2026, a emissão de Panda Bonds subiu 246% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 26,6 bilhões de yuans (R$ 20,5 bilhões). As operações foram feitas por países como Cazaquistão e Paquistão, além de bancos e empresas, entre elas a Volkswagen.

Durigan selou o compromisso de emitir os títulos em yuans nesta 5ª feira (25.jun.2026) durante visita à sede do Banco Popular da China —equivalente ao banco central chinês. Na ocasião, o ministro entregou a carta de intenções para a operação e se reuniu com o governador da instituição, Pan Gongsheng.

Inicialmente, Durigan disse que o valor a ser captado seria sigiloso e que o governo pretendia “testar” o mercado chinês e identificar o momento mais oportuno para a emissão. Depois, estimou que a captação deve ficar próxima da emissão em euros realizada em abril, quando o Tesouro Nacional levantou 5 bilhões de euros.

Brasil mira captar 5 bi yuans em 1ª emissão de títulos na China — Radar Olhar Aguçado | Radar Olhar Aguçado