O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu-se nesta 4ª feira (24.jun.2026) com deputados federais de Minas Gerais e integrantes da Executiva Estadual do PT para discutir a estratégia eleitoral do partido no Estado em 2026. O PT trabalha para fechar seu palanque o quanto antes para a eleição, depois da desistência do senador Rodrigo Pacheco (PSB-MG) de disputar o governo estadual.
A conversa foi dedicada exclusivamente ao cenário político do Estado, considerado estratégico para a disputa presidencial.
Durante o encontro, não houve menções ao senador Jaques Wagner (PT-BA) nem ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). A reunião de Lula com o senador também está marcada para esta 4ª feira (24.jun). Será o 1º contato pessoal entre eles desde 18 de junho, quando o baiano foi alvo de operação da Polícia Federal sobre o Banco Master.
Na reunião com os mineiros, ficou definido que o PT pretende lançar candidatura própria no Estado. A sigla testa 4 nomes para a disputa: a deputada estadual Sandra Goulart, a deputada estadual Beatriz Cerqueira, o deputado federal Rogério Correia e o deputado federal Reginaldo Lopes.
Lula demonstrou confiança no desempenho eleitoral dos pré-candidatos e avaliou que todos são competitivos. Pesquisas internas apresentadas ao petista indicam crescimento nas intenções de voto quando os nomes aparecem associados a ele.
Para o Senado, a deputada federal Marília Campos foi citada como a única integrante do partido que já manifestou interesse em disputar a vaga.
A presidente estadual do PT, Leninha, deve divulgar ainda nesta 4ª feira (24.jun) uma nota sobre as discussões realizadas.
Participaram do encontro, entre outros, as deputadas federais Dandara e Ana Pimentel, o deputado federal Reginaldo Lopes, a presidente estadual do PT, Leninha, a ministra da Casa Civil, Miriam Belchior e o ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti.
