Últimas

Em Xangai, Durigan anuncia que Brasil emitirá títulos em yuans

Radar Olhar Aguçado(há cerca de 2 horas)

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta 4ª feira (24.jun.2026) que o Brasil vai emitir títulos da dívida em moeda chinesa –os chamados Panda Bonds– pela 1ª vez. O anúncio foi feito durante o Fórum Brasil-China sobre Finanças Verdes realizado em Xangai.

Durante sua fala no evento, Durigan declarou que o objetivo da medida é fortalecer a presença de empresas brasileiras no mercado chinês. O ministro acenou para uma convergência de ideias entre os governos brasileiro e chinês, que valorizam a soberania de seus povos. “Nós acreditamos e eu penso como a China acredita, quando temos soberania é soberania do nosso povo e então estamos decidindo o futuro compartilhando nossos objetivos”, disse Durigan.

A “defesa da soberania” é uma das principais bandeiras do governo brasileiro para as eleições deste ano. O Planalto tenta emplacar o discurso se apoiando nas tarifas norte-americanas e na proximidade do 2º colocado nas pesquisas, o pré-candidato e senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), com a administração dos Estados Unidos.

A ideia por trás da emissão dos títulos em yuans é diversificar os modelos de financiamento do governo, que são feitos em sua maioria em reais ou dólares. Em abril, o governo voltou a emitir títulos em euro pela 1ª vez em 12 anos, sinalizando esse desejo por novas fontes de captação.

O QUE SÃO OS “PANDA BONDS”

A emissão dos títulos em yuan é um dos principais objetivos da viagem de Durigan à China. Como mostrou o Poder360, o assunto já foi antecipado há cerca de duas semanas.

Em Xangai, Durigan não deu mais detalhes sobre a operação além de anunciar oficialmente a emissão. O detalhamento deve ficar para os próximos dias, quando o ministro viajar para Pequim.

Na 5ª feira (25.jun), Durigan entregará uma carta de intenções do Tesouro Nacional ao Banco Popular da China –equivalente chinês do Banco Central– para formalizar o interesse do governo brasileiro de emitir títulos soberanos em yuan para o mercado chinês.

Os Panda Bonds são títulos emitidos por empresas ou países estrangeiros em yuan. Tem esse nome pois títulos em moedas fora da zona do dólar e do euro costumam receber uma nomenclatura em referência a elementos distintivos do país. No caso chinês, o panda.

As principais vantagens de emitir os Panda Bonds são:

  • acesso mais fácil ao mercado de títulos chinês e a investidores institucionais da China;
  • diversificação da base de investidores, confiando na robustez da economia chinesa para ter uma alternativa ao dólar e ao euro;
  • taxa de juros de emissão relativamente baixa (historicamente de 1,98% a 4,5%).

Mais de uma dezena de países e empresas já emitiram títulos de dívida em yuan. No Brasil, a pioneira dos Panda Bonds foi a Suzano, que realizou sua 1ª operação do tipo em 2024. Na época, captou 1,2 bilhão de yuans (cerca de US$ 168 milhões) com vencimento em 3 anos e uma taxa de anual de 2,80%.