O pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, sinalizou que definirá a composição de sua chapa na 5ª feira (25.jun.2026). Em publicação no X, nesta 4ª feira (24.jun), disse que os ex-ministros Márcio França (PSB), Marina Silva (Rede) e Simone Tebet (PSB) se colocaram à disposição para as vagas de vice e do Senado.
Haddad falou sobre o tema depois de se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), no Palácio da Alvorada, para tratar da formação do palanque em São Paulo. Eis a mensagem:
“Numa reunião com o presidente Lula e o vice-presidente Alckmin, Marina, Simone e Márcio se colocaram a disposição para concorrer a vice-governador(a) ou ao senado, deixando a meu critério a escolha da chapa. Me sinto honrado pela confiança desses três colegas de ministério e me comprometi a formalizar o convite até amanhã”, escreveu.

Há um impasse sobre quem será candidato a vice e quem preencherá as duas vagas do Senado na chapa petista. França, Marina e Tebet se apresentam como nomes para disputar a eleição para a Casa Alta.
Neste momento, a vaga de vice está entre o ex-governador de São Paulo e a ex-ministra do Meio Ambiente, com um leve favoritismo para França. Na última semana, o PSB paulista ensaiou lançá-lo pré-candidato ao governo.
A tese é de que a presença dele na disputa aumenta a possibilidade de que a eleição estadual não seja definida já no 1º turno. O PT paulista rechaçou a possibilidade.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disputará a reeleição e lidera as pesquisas. O deputado Kim Kataguiri (Missão-SP) e o ex-prefeito de Santo André (SP), Paulo Serra (PSDB), desistiram de concorrer ao cargo.

