O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios condenou o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) a pagar R$ 20 mil em danos morais ao PT. A decisão foi publicada nesta 3ª feira (23.jun.2026). O motivo é a divulgação de um vídeo no perfil de Gayer no Instagram atribuindo ao PT a responsabilidade pelo atentado contra Jair Bolsonaro em 2018. As informações são do O Globo.
A condenação envolve uma publicação em que Gayer afirmou que o partido ordenou que Adélio Bispo esfaqueasse Bolsonaro em Juiz de Fora (MG), durante a campanha presidencial daquele ano. Os advogados do PT sustentaram que a acusação não possui “qualquer base factual” e já foi “desmentida por investigações oficiais”.
O juiz responsável pelo caso entendeu que a declaração “extrapolou os limites da liberdade de expressão”. O magistrado também concluiu que Gayer não está protegido pela imunidade parlamentar para fins desta ação.
A sentença manteve a remoção do vídeo das plataformas digitais, medida que já havia sido determinada liminarmente no início do processo.
O juiz avaliou que a publicação atingiu a honra e a imagem do PT e que o alcance das redes sociais agravou o dano causado.
A decisão ainda cabe recurso.
