Últimas

República Tcheca propõe banir celular em escolas

Radar Olhar Aguçado(há cerca de 3 horas)

O governo da República Tcheca encaminhou um projeto de lei para banir o uso de celulares nas escolas do país. A medida foi anunciada pelo primeiro-ministro Andrej Babiš, em post no X, no domingo (21.jun.2026). 

A proposta prevê a proibição dos aparelhos tanto em salas de aula quanto nos intervalos entre as aulas. A vigência está prevista para setembro de 2027, no início do ano letivo do próximo ano, segundo a agência Reuters.

Alunos poderão usar o celular por razões de saúde ou quando a própria escola autorizar o uso para fins educacionais. Os casos são excepcionais.

A iniciativa integra um conjunto de restrições adotadas por países em diferentes regiões. Neste mês, a Polônia baniu smartphones nas escolas. Na Inglaterra, o primeiro-ministro Keir Starmer anunciou, em 15 de junho, a proibição do acesso às redes sociais a menores de 16 anos.

Há preocupações com os efeitos dos aparelhos na concentração e no comportamento dos alunos, além dos potenciais riscos que menores podem correr acessando a internet.