Belo Horizonte – A Festa da Luz já começou e transforma o Hipercentro de Belo Horizonte até domingo (28/6), com programação gratuita. Além de 12 instalações artísticas e projeções, o evento reúne shows de artistas e bandas que vão do pagodão baiano à cúmbia, passando por rap, reggae, frevo e maracatu.
A programação segue o tema desta edição, “O Brasil é América Latina”, e reúne artistas de diferentes países e regiões. Segundo a diretora artística Juliana Flores, a proposta é usar Belo Horizonte como ponto de partida para celebrar a diversidade cultural latino-americana.







Festa da Luz 2026, em BH
Carol Faraco/ Divulgação"Filhos do Sopro", da artista brasileira-mexicana Fefê Talavera
Carol Faraco/ Divulgação/ Festa da Luz 2026Festa da Luz, em BH, 2026
Carol Faraco/ Divulgação/ Festa da Luz“Nosso intuito não é definir uma identidade latina — o que consideramos redutivo, mas celebrar o que somos, explorando as conexões e as singularidades que nos unem e nos distinguem. Como um festival de arte pública e multilinguagens, desejamos não apenas falar sobre a América Latina, mas dialogar diretamente com ela”, disse.
Um dos destaques é a instalação “Filhos do Sopro”, da artista brasileira-mexicana Fefê Talavera. São oito esculturas infláveis de até seis metros de altura, inspiradas nos alebrijes mexicanos, espalhadas entre a Praça Fuad Noman e o Viaduto Santa Tereza.
Ela conta que espera que as pessoas, independentemente da idade, possam se permitir alguns instantes de imaginação e de alegria. “Em um mundo tão acelerado, talvez essas criaturas nos lembrem que ainda somos capazes de sonhar, brincar e nos reconectar com a parte mais sensível e fantástica da existência”, disse.
Praça da Estação e Parque Municipal
O videomapping – técnica que usa projetores para transformar prédios, paredes e objetos em grandes telas de vídeo – segue como uma das principais atrações, ocupando a fachada histórica do Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação, reunindo artistas do Brasil, da Bolívia, da Colômbia, da Guatemala e do Uruguai.
Também há duas obras interativas: “Um painel de LED que reage aos movimentos do público, na Praça Rui Barbosa, e um videogame projetado na fachada da VLI, na Rua Sapucaí. Também ampliamos a ocupação do Parque Municipal”, contou.
Entre os destaques no parque estão uma obra inspirada na cultura indígena, uma instalação inédita sobre a água criada por uma artista paraense e uma intervenção do coletivo francês Spectaculaires.
Outra instalação destaca a memória de Belo Horizonte a partir dos letreiros históricos do hipercentro. A obra “ECO“, dos artistas Rafael Maia, Flávia Péret e Gabriel Figueiredo, ocupa o edifício Chagas Dória com uma intervenção em neon inspirada em tipografias que marcaram a paisagem da capital e de outras cidades latino-americanas.
“A obra parte da ideia de voz como memória, identidade, pertencimento e experiência coletiva. […] Mesmo com as diferenças entre os países, existem histórias compartilhadas, marcadas pela colonização, pelos desejos, pelas lutas e pelas experiências em comum. ECO convida o público a perceber, na fala do outro, ecos dessas histórias compartilhadas”, finalizou Rafael.
Música de BH, Pernambuco e Chile
No fim de semana, a Praça da Estação recebe um encontro entre música e projeções visuais. A programação inclui shows do Bloco Swing Safado, que mistura o pagodão baiano com a energia do carnaval de BH; da Orquestra Atípica de Lhamas, conhecida pelo repertório de Cúmbia; da banda pernambucana Academia da Berlinda e da cantora chilena Claudia Manzo, integrante de BaianaSystem.
Sábado (27/6)
📍 Palco MUMA
Praça da Estação / Museu de Artes e Ofícios
18h10 – Tamara Franklin + VJ Bug
19h30 – Célia Sampaio + VJ Floza
20h50 – Bloco Swing Safado + VJ Bah
📍 Rádio Améfrica
Embaixo do Viaduto Santa Tereza
19h às 22h – Afrosessions, DJ Capone e GLAU
Curadoria: Jeiza Fernandes
Domingo (28/6)
📍 Palco MUMA
Praça da Estação / Museu de Artes e Ofícios
18h10 – El Baile da Claudia Manzo + VJ Yanaki Herrera
19h30 – Orquestra Atípica de Lhamas + VJ Misteria
20h50 – Academia da Berlinda + VJ Leticia RMS
📍 Rádio Améfrica
Embaixo do Viaduto Santa Tereza
19h às 22h – Gira da Quebrada, DJ Afrokong, DJ VIVI Uaiss e DJ Shom Uaiss
Curadoria: Jeiza Fernandes

