A apresentadora Astrid Fontenelle retratou-se publicamente nesta terça-feira (23) após ter manifestado apoio ao empresário Rodrigo Branco, condenado por racismo. O episódio ocorreu após o empresário publicar um novo pedido de desculpas referente às suas falas racistas contra a ex-BBB Thelma Assis, proferidas em 2020.
Em um vídeo divulgado nesta terça-feira, Astrid explicou que, após conversar com seu filho, Gabriel Fontenelle, que é negro, decidiu apagar seu comentário na publicação de Rodrigo. Ela disse que compreendeu que a injúria racial não pode ser minimizada como um simples equívoco.
"Errei no seguinte aspecto: falei 'errou, mas cometeu um crime'. E isso tem que ser martelado. E chamei ele para a luta antirracista. Errei de novo. Aprendi hoje um pouco melhor qual é o tamanho, a dimensão do pacto da branquitude", admitiu a apresentadora.
O termo "pacto da branquitude", mencionado por Astrid, foi cunhado pela psicóloga social e escritora Cida Bento, descrevendo acordos implícitos que sustentam privilégios de pessoas brancas na sociedade.
Ao refletir sobre sua postura, a apresentadora ressaltou a necessidade de uma postura mais firme, afirmando ser "preciso ser mais Malcolm X" - uma referência ao histórico líder do movimento negro nos Estados Unidos. Astrid enfatizou que manterá maior atenção daqui em diante:
"Você cometeu um crime, ponto final. Pague o que deve à Justiça. E as outras consequências serão impostas pela vida? Perda de trabalho, de amizade. Mas, se há muita coisa a perder, porque há pessoas que perdem muito mais, são aquelas que sofrem o racismo", concluiu.
Gabriel Fontenelle, filho da apresentadora, também se manifestou no vídeo, detalhando seu ponto de vista e instigando o público a cobrar a mesma postura de outros artistas que, inicialmente, também prestaram solidariedade a Rodrigo Branco.
"Fiz a minha parte com ela e peço que façam com os outros artistas. Façam com que eles entendam que não existe a palavra 'erro' quando se trata de crime; não existe 'parabéns pela coragem de se posicionar com humildade', já que não se dá parabéns por um erro desses, quiçá racista, quiçá covarde e fruto de arrogância", declarou Gabriel.
Astrid Fontenelle se pronuncia após APAGAR seu comentário prestando apoio ao Rodrigo Branco e afirma que ele lhe ligou “enchendo o saco”. pic.twitter.com/iS6EEPQSbw
— Update (@updatecultura) June 23, 2026
O empresário Rodrigo Branco, que foi condenado judicialmente pelas declarações de 2020, voltou a realizar um mea culpa nesta terça-feira. No vídeo, ele afirmou ter aceitado a condenação sem recorrer e descreveu o período recente como uma fase de reflexão e aprendizado. O pronunciamento de Branco obteve apoio de nomes como Xuxa, Deborah Secco e Junno Andrade, além do comentário inicial feito por Astrid.
Assista ao “De Hoje a Oito”, podcast de entretenimento do Ibahia:

