O governo federal, ao optar por uma MP (medida provisória) para proibir as bets e os cassinos virtuais no Brasil, adotou uma estratégia que, na prática, transfere o desgaste político da discussão para o Congresso Nacional e para o Judiciário. A análise é da analista de Política da CNN Clarissa Oliveira, ao Live CNN, que detalhou os possíveis desdobramentos do movimento.
Segundo Clarissa Oliveira, fontes consultadas avaliam que o governo conseguirá sustentar a restrição às bets no médio e longo prazo. No entanto, o instrumento escolhido — a medida provisória — carrega implicações políticas relevantes.
“O governo federal está repassando muito do desgaste dessa discussão toda, tanto para o Judiciário, no caso de uma ofensiva judicial, que já é amplamente aguardada pelo governo federal, como principalmente para o Congresso Nacional”, afirmou.
Prazo da MP e o calendário eleitoral
A medida provisória tem prazo para ser votada pelo Congresso Nacional; caso contrário, perde a validade. Esse prazo expira após as eleições, o que significa que, no curto prazo, nada deve mudar em relação ao que está previsto na MP.
“A restrição vai valer e Lula vai colher os frutos nas urnas”, avaliou Clarissa. O período total pode se estender por cerca de quatro meses, levando o tema já para dentro de um novo governo.
Possíveis caminhos no Congresso
Entre os cenários possíveis, Clarissa apontou que o Congresso Nacional pode fazer alterações significativas no texto da MP, oferecendo contrapartidas aos setores afetados — como empresas e clubes de futebol —, com impacto fiscal.
Outra possibilidade seria o envio de um projeto de lei para substituir a medida. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), têm se alinhado ao governo nesta etapa eleitoral, o que favorece esse cenário caso Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja reeleito.
A analista destacou ainda que, se a pressão do setor de bets se tornar excessiva e começar a desgastar o governo federal, a narrativa já estaria construída. “Dá para dizer: o Lula quis acabar, o Congresso que não deixou”, explicou Clarissa.
Caso o resultado eleitoral seja diferente, o desgaste pode ser repassado ao próximo governo, que herdaria a responsabilidade de lidar com a questão.

