Dados divulgados nesta sexta-feira (26) pelo MEC (Ministério da Educação) indicam que a reprovação de estudantes no ensino médio caiu 62% em três anos.
Os indicativos fazem parte da 2ª etapa do Censo Escolar 2025, feito em parceria com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Entre 2022 e 2025, o abandono escolar diminuiu 61% e a distorção idade-série, indicador que mede o atraso escolar, foi reduzida em 28%.
No mesmo período, a taxa de aprovação no ensino médio subiu 11%.
“Os resultados demonstram que mais estudantes estão conseguindo permanecer na escola, avançar de série e concluir seus estudos no tempo adequado”, afirma o ministro da Educação, Leonardo Barchini.
De acordo com a pasta, o Enem registrou um aumento de 46% nas inscrições realizadas por concluintes de escola pública, de 2022 a 2025.
A partir da edição de 2026, estudantes do 3º do ensino médio da rede pública do país serão inscritos automaticamente na prova.
Permanência dos alunos
Outro dado é que, de 2022 a 2025, a taxa de não-retorno de jovens de 15 a 17 anos à escola caiu 28%.
A pasta atribui a iniciativas como o Pé-de-Meia, poupança do ensino médio, a melhora nos índices. O programa oferece incentivo financeiro para os estudantes que frequentam as aulas, passam de ano, concluem a educação básica e fazem o Enem.

