O Porto de Paranaguá informou nesta quinta-feira (25) que realizou investimento de R$ 81,3 milhões para a construção de uma subestação com potência instalada de 60 MW (megawatts) e conexão em 138 kV (quilovolts). O Consórcio ETR tem dois anos para concluir o projeto, que deve alimentar os planos de expansão do terminal pelos próximos 30 anos.
A capacidade do empreendimento equivale ao consumo de energia de aproximadamente 30 mil a 60 mil residências, considerando um consumo médio mensal entre 150 e 250 kWh (quilowatts-hora).
“A subestação foi planejada para estruturar o Porto pelos próximos 30 anos, contemplando as expansões previstas para o futuro, como os píeres em T e em F”, destaca o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
A autoridade portuária afirma que a “principal” vantagem do projeto é a ligação direta com a subestação principal da Copel por eliminar a necessidade de fornecimento por meio de subestações intermediárias de rebaixamento. Para isso, será necessária a adequação da rede elétrica, com a instalação de novos postes ao longo de aproximadamente quatro quilômetros de vias urbanas.

