Últimas

Lula defende soberania e produção nacional de fertilizantes

Radar Olhar Aguçado(há cerca de 2 horas)
Lula defende soberania e produção nacional de fertilizantes

“Muita gente queria fechar a fábrica de fertilizantes. Era mais barato importar, parecia mais fácil. Mas um país do tamanho do Brasil não pode abrir mão de produzir aquilo que é estratégico para o seu próprio povo”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o anúncio da retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas (MS).

Lula participou nesta quinta-feira (25) do evento que marcou a volta do projeto da Petrobras no Mato Grosso do Sul, paralisado desde 2015. A unidade integra a nova estratégia da estatal para o setor de fertilizantes, dentro de um movimento de reativação de plantas industriais no país.

Segundo o presidente, decisões anteriores levaram ao fechamento ou paralisação de fábricas no setor em estados como Bahia, Paraná e Sergipe, além da própria unidade de Três Lagoas. Ele criticou a lógica de substituição da produção nacional por importações mais baratas, afirmando que isso enfraqueceu a capacidade industrial do país.

“Uma nação jamais será soberana se não tiver controle sobre as coisas essenciais”, afirmou Lula, ao defender a retomada da produção interna de insumos estratégicos como fertilizantes.

“É importante saber que isso depende de quem governa o país e de quem dirige a Petrobras. A Petrobras é uma empresa de economia mista, tem ações na bolsa, tem conselho, tem governança, tem tudo o que uma empresa moderna precisa ter”, afirmou.

Lula também disse que, embora não haja interferência na gestão da estatal, considera essencial discutir seu papel estratégico. Ele voltou a criticar tentativas de privatização de ativos públicos, citando a BR Distribuidora, a Liquigás e a Eletrobras, e questionando os resultados dessas operações para a população.

“A gente precisa se perguntar: o que o povo brasileiro ganhou com isso?”, disse o presidente.

Redução da dependência 

A Petrobras informou que a retomada da UFN-III faz parte de uma estratégia de redução da dependência externa de fertilizantes, que ainda representa cerca de 80% a 90% do consumo nacional. O projeto foi reavaliado tecnicamente e considerado viável, com expectativa de retomada das obras e conclusão nos próximos anos.

“Poucos países no mundo têm a capacidade agrícola que o Brasil tem. É uma irresponsabilidade manter uma fábrica dessas parada. Isso é garantia de futuro para o povo brasileiro”, afirmou Lula ao celebrar a retomada do investimento em Três Lagoas.

Petrobras retoma unidades de fertilizantes 

Nesta manhã, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, voltou a afirmar a estratégia da estatal de duplicar a capacidade de produção de fertilizantes no Brasil por meio de unidades próprias, em um movimento alinhado aos objetivos do Plano Nacional de Fertilizantes.

O movimento faz parte do projeto de redução de dependência externa do país em um insumo considerado estratégico para o agronegócio.

Segundo ela, a estatal busca identificar oportunidades que conciliem disciplina de capital, retorno financeiro e contribuição ao desenvolvimento nacional.

Lula defende soberania e produção nacional de fertilizantes — Radar Olhar Aguçado | Radar Olhar Aguçado