Últimas

Novo tarifaço dos EUA é injusto e agressivo à soberania, diz ministro

Radar Olhar Aguçado(há cerca de 2 horas)
Novo tarifaço dos EUA é injusto e agressivo à soberania, diz ministro

O ministro Márcio Elias (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) disse que o Brasil segue negociando com “frieza” a reversão da tarifa de 25% proposta pelos Estados Unidos sobre as importações brasileiras.

No programa Bom dia, Ministro da EBC desta quarta-feira (24), o ministro classificou o novo tarifaço como injusto e agressivo. Além da tarifa de 25%, o governo norte-americano também propôs uma taxa adicional de 12,5% por suposta falta de fiscalização sobre trabalho forçado.

“Situação absurdamente injusta do ponto de vista comercial. Absolutamente agressiva do ponto de vista da soberania, que o Brasil não aceita. Mas o Brasil continua negociando com muita técnica e frieza”, declarou o ministro.

Segundo Márcio Elias, as negociações com os Estados Unidos têm sido realizadas semanalmente a partir de reuniões de nível técnico. O governo brasileiro tem concentrado esforços na reversão da tarifa de 25%, que foi direcionada diretamente aos produtos nacionais. O Brasil tem até o dia 15 de julho para demover a Casa Branca de aplicar a taxa.

“O governo dos EUA pensa nos americanos, não pensa nos brasileiros. Quando declaram que o CV e PCC são terroristas, basta ler a decisão: é para proteger os americanos. Não há preocupação com o Brasil ou com os brasileiros”, afirmou Márcio.

Veja lista de produtos do agro beneficiados por redução de tarifaço

Novo tarifaço dos EUA é injusto e agressivo à soberania, diz ministro — Radar Olhar Aguçado | Radar Olhar Aguçado