Últimas

SP suspende rodízio na tarde de quarta (24) por jogo do Brasil na Copa

Radar Olhar Aguçado(há cerca de 2 horas)
SP suspende rodízio na tarde de quarta (24) por jogo do Brasil na Copa

A Prefeitura de São Paulo vai suspender o rodízio de veículos na tarde desta quarta-feira (24) por conta do jogo entre Brasil e Escócia, válido pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.

A liberação excepcional é válida para carros com placas finais 5 e 6, que normalmente estariam restritos de circular entre 17h e 20h no Centro Expandido. Entretanto, o rodízio segue vigente no período da manhã, das 7h às 10h, para os mesmos veículos.

Regras seguem valendo

Apesar da flexibilização para carros de passeio à tarde, as demais normas de trânsito da capital paulista permanecem inalteradas.

Segundo a Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SEMTRA), continuam em vigor:

  • Rodízio de Veículos Pesados (caminhões);
  • Zonas de Máxima Restrição (ZMRC e ZMRF);
  • Proibição de circulação em faixas exclusivas de ônibus.

Rodízio de veículos

Em dias úteis, o sistema de rodízio vale das 7h às 10h e das 17h às 20h, levando em conta que, de acordo com o final da placa do veículo, determinados veículos não podem transitar em regiões mais movimentadas do chamado Centro Expandido, como as Marginais Tietê e Pinheiros e avenidas Bandeirantes e Francisco Matarazzo.

Essa medida foi aplicada em 1997, pelo prefeito Celso Pitta, com o intuito de reduzir a circulação de veículos em horários de pico e, consequentemente, reduzir o congestionamento e o trânsito na cidade.

O descumprimento desse determinação é considerada infração média pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Além da multa de R$130,16, a penalidade inclui quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

SP suspende rodízio na tarde de quarta (24) por jogo do Brasil na Copa — Radar Olhar Aguçado | Radar Olhar Aguçado