Junto a órgãos gestores estaduais, a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) aprovou, em caráter excepcional e temporário, a ampliação da captação suplementar de água da Usina Hidrelétrica Jaguari para o reservatório Atibainha, que integra o Sistema Cantareira.
A decisão foi formalizada em comunicado conjunto, assinado nesta segunda-feira (22), e atende a um pedido da Sabesp. Segundo a ANA, a medida busca reforçar a segurança hídrica da Região Metropolitana de São Paulo e das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, diante da persistência da estiagem.
Com a autorização, o volume anual máximo de água que pode ser transposto da UHE Jaguari para o Atibainha em 2026 passa de 162 hectômetros cúbicos para até 268,28 hectômetros cúbicos. O volume suplementar é de 106,28 hectômetros cúbicos, com vazão máxima de captação de 8,5 metros cúbicos por segundo. A autorização vale até 31 de dezembro de 2026.
O aumento poderá ser suspenso automaticamente se o Sistema Cantareira operar acima de 60% do volume útil ou se a Sabesp passar a usar a vazão média mensal de retirada sem restrições.
Segundo o comunicado, o Cantareira opera hoje na faixa 2 (Atenção), com 38,9% do volume útil. Caso permaneça abaixo de 40% até 30 de junho, o sistema passará para a faixa 3 (Alerta).
*Sob supervisão de Robson Rodrigues

