O governo da Suíça deu nesta segunda-feira (22) um passo oficial para tentar sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2038, abrindo caminho para o retorno do evento ao país pela primeira vez desde 1948.
Potência tradicional dos esportes de inverno, a Suíça é considerada favorita para receber a edição de 2038 e já está em um processo de diálogo privilegiado com o Comitê Olímpico Internacional (COI).
O país terá até o fim de 2027 para preparar sua candidatura ao COI sem a concorrência de outras nações.
O Conselho Federal suíço informou que as consultas sobre o projeto tiveram avaliação amplamente positiva e aprovou o envio da proposta ao Parlamento. O plano prevê um investimento federal de até 200 milhões de francos suíços, cerca de R$ 1,2 bilhão
Anteriormente, o COI afirmou que, caso o processo político suíço seja concluído com sucesso até o fim deste ano, a escolha da sede poderá ocorrer em abril de 2027.
A Suíça recebeu os Jogos de Inverno pela última vez em 1948, em St. Moritz, pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial.
Apesar do avanço da candidatura, moradores de regiões alpinas demonstram preocupação com os impactos ambientais do evento. A construção de estruturas, o aumento da circulação de pessoas e a chegada de milhares de visitantes durante os 16 dias de competição são vistos como possíveis ameaças ao frágil ecossistema das montanhas.
Copa do Mundo: veja as seleções que participaram de finais do Mundial

