A Colômbia realizou neste domingo (21) o segundo turno da eleição presidencial. De acordo com a apuração preliminar, Abelardo de la Espriella, da direita, conquistou a maioria dos votos.
Entretanto, ainda é necessário esperar a contagem final, supervisionada por tabeliães e juízes, que é exigida pela lei colombiana.
Iván Cepeda, candidato governista, afirmou ainda que seu partido contestará resultados de mais de 30 mil urnas. Veja as últimas repercussões abaixo.
Espriella comemora e diz que Trump o parabenizou
Abelardo de la Espriella pediu a defesa dos votos e afirmou já ter sido parabenizado por líderes internacionais, incluindo Donald Trump, dos Estados Unidos.
“Estamos felizes. Apresento a vocês o próximo vice-presidente”, disse ele ao lado de seu companheiro de chapa, José Manuel Restrepo, em uma transmissão nas redes sociais.
O líder de direita afirmou que “muitos países” estão comentando a eleição.
“Acabei de falar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele expressou seu apoio e reconhecimento à nossa vitória”, declarou.
Ele também agradeceu aos seus mais de 12 milhões de eleitores, classificou a eleição como “histórica” e afirmou que ela “mudará para sempre a história da Colômbia”.
Iván Cepeda contesta resultados
Iván Cepeda afirmou que aguardará a verificação final, cédula por cédula, da apuração. Ele também pontuou que sua campanha contestará os resultados de cerca de 33 mil urnas.
O atual presidente colombiano, Gustavo Petro, também disse que vai esperar o escrutínio oficial.
“É a apuração oficial que determina quem é o presidente. Obedecerei aos juízes”, acrescentou em publicação no X.
Petro não reconheceu oficialmente os resultados do primeiro turno.

