O político britânico Andy Burnham, ex-prefeito de Manchester, anunciou nesta segunda-feira (22) que irá se candidatar à liderança do Partido Trabalhista, logo depois de Keir Starmer anunciar que vai renunciar ao cargo.
Em uma publicação nas redes sociais, Burnham agradeceu a Starmer por sua liderança e disse: “Sua decisão marca o início de uma transição e é importante que esse processo seja conduzido de forma ordenada e responsável. Eu me candidatarei para fazer parte desse processo.”
Considerado o grande favorito – e com o principal adversário em potencial, Wes Streeting, ex-secretário de Saúde, descartando-se da disputa – o ex-prefeito de Manchester é amplamente visto como o principal candidato a se tornar o próximo primeiro-ministro do país.
“Andy mostrou o que o Partido Trabalhista pode ser quando somos inclusivos, unidos e em sintonia com a vida das pessoas que este partido foi fundado para representar”, escreveu Streeting em uma carta enviada a X.
Há poucos dias, Burnham venceu uma eleição suplementar em Makerfield, no noroeste da Inglaterra, o que finalmente lhe permite desafiar Starmer pela liderança do Partido Trabalhista, atualmente no poder, e do país. Anteriormente, ele não tinha essa possibilidade, pois não era um integrante do Parlamento em exercício.
Embora uma transição de poder ainda não tenha sido oficialmente anunciada, ele deverá tomar posse como integrante do parlamento do Reino Unido ainda nesta segunda-feira (22) em Westminster, Londres.
Comunicador afável e instintivo, sua popularidade persiste mesmo com a instabilidade de seu partido, e ele construiu uma narrativa que falta ao partido, embora as posições políticas nacionais que defendeu durante esta campanha estejam, em linhas gerais, alinhadas com o governo atual.

