Antigamente, os pais eram aconselhados a manter alimentos alergênicos, como ovos, longe dos bebês, especialmente se houvesse histórico de alergias na família. Mas, com base em evidências recentes e em constante evolução, a recomendação agora é quase oposta – e novas pesquisas sugerem que essa mudança de orientação está dando resultados.
Após a mudança drástica nas diretrizes, que passaram a não mais manter alimentos alergênicos longe de bebês até 1 a 3 anos de idade, e sim introduzi-los aos 6 meses de idade, a prevalência de alergia a ovo entre crianças caiu mais de 17%, segundo um novo estudo publicado na segunda-feira no periódico JAMA Pediatrics.
“Essas descobertas destacam que as mudanças nas diretrizes, quando baseadas em evidências de alta qualidade e amplamente adotadas, podem levar a reduções significativas na prevalência de alergia alimentar”, disse Jennifer Koplin, líder do grupo de alergia infantil e epidemiologia do Centro de Pesquisa em Saúde Infantil da Universidade de Queensland e principal autora do novo estudo, em um e-mail.
O estudo, realizado na Austrália, reforça o crescente conjunto de evidências que apoiam a ideia de que as diretrizes mais recentes não só são consideradas seguras, como também estão associadas a uma redução significativa das alergias a ovos em crianças. Os resultados podem tranquilizar os pais que ainda têm dúvidas sobre o momento certo para introduzir alimentos potencialmente alergênicos na alimentação de seus bebês.
“Até onde sabemos, este é o primeiro estudo a mostrar uma redução na alergia a ovos em nível populacional após a introdução de novas diretrizes para alimentação infantil”, disse Koplin.
Desvendando o enigma das alergias
Nos Estados Unidos, as recomendações para a prevenção de alergias alimentares em crianças evoluíram drasticamente nas últimas décadas, deixando alguns pais em dúvida sobre em quais orientações confiar e se seguir os conselhos mais recentes é realmente seguro.
Em 2000, a Academia Americana de Pediatria recomendou que bebês com alto risco de alergias, incluindo aqueles com eczema ou histórico familiar de alergias alimentares, evitassem ovos até os 2 anos de idade. A ideia na época era que adiar a exposição poderia ajudar a prevenir reações alérgicas.
Mas, à medida que mais evidências surgiram, essa orientação começou a mudar. Em 2008, a AAP atualizou suas diretrizes para apoiar a introdução de ovos aos 6 meses de idade, alegando que há “poucas evidências” de que adiar a introdução de alimentos alergênicos previna alergias.
As pesquisas têm apoiado cada vez mais essa mudança: a introdução precoce de ovos parece reduzir o risco de desenvolver alergia a ovos.
Globalmente, as diretrizes de prevenção de alergias também foram atualizadas. Na Austrália, as diretrizes de alimentação infantil para prevenção de alergias foram atualizadas em 2016 para recomendar a introdução de ovo e outros alérgenos alimentares no primeiro ano de vida, a fim de reduzir o risco de alergia alimentar, de acordo com o novo estudo.
Não é incomum ver diretrizes médicas em constante evolução, mas “a lição que devemos tirar dessa história não é apenas que a ciência se autocorrige. “É que o erro original era evitável”, escreveram o Dr. Aaron Carroll, da organização sem fins lucrativos AcademyHealth, e o Dr. Ron Keren, do Hospital Infantil da Filadélfia, em um editorial que acompanha o novo estudo publicado no JAMA Pediatrics.
“As recomendações emitidas pela área médica foram além das evidências, e as famílias conviveram com as consequências. Devemos às famílias uma prestação de contas honesta sobre isso”, escreveram Carroll e Keren no editorial.
“E devemos à próxima geração de pacientes o compromisso de nos pautarmos por um padrão mais elevado — um padrão que inclua a classificação das evidências para que as famílias compreendam o grau de certeza por trás de uma recomendação, a reavaliação obrigatória em intervalos regulares e o investimento em ensaios clínicos que possam preencher as lacunas de evidências antes da publicação das diretrizes, em vez de décadas depois”, escreveram. “Quando não temos evidências suficientes para sustentar uma recomendação, devemos dizê-lo, de forma clara e sem constrangimento, em vez de preencher o silêncio com conselhos confiantes que se revelam equivocados.”
O novo estudo corrobora pesquisas recentes que examinam como a mesma mudança nas diretrizes sobre alergia a amendoim levou a uma redução na prevalência dessa alergia em crianças. Um estudo separado, publicado no periódico Pediatrics no ano passado, constatou que as taxas de alergia a amendoim caíram após a publicação das diretrizes atualizadas.
Ovos mais cedo, menos alergias
O novo estudo incluiu dados de mais de 7.000 bebês entre 11 e 15 meses de idade que receberam vacinação em centros de Melbourne, na Austrália. Os bebês pertenciam a dois grupos: alguns receberam a vacina entre 2007 e 2011, antes da atualização das diretrizes australianas, e outros receberam entre 2018 e 2019, após a atualização.
Em ambos os grupos — aqueles com consultas antes e depois da atualização — os pais responderam a questionários e os bebês foram testados para alergia a ovo. Os pesquisadores então analisaram cada grupo, observando atentamente a idade em que cada bebê teve o primeiro contato com ovos e quantos apresentaram alergia a ovo.
“Iniciamos este estudo na esperança de observar uma redução nas alergias a ovos e outros alimentos após a introdução das diretrizes de 2016”, disse Koplin.
“No entanto, não tínhamos certeza de até que ponto os pais adotariam essas recomendações, ou se isso se traduziria em uma redução mensurável na alergia alimentar”, acrescentou ela. “Por isso, ficamos encorajados ao constatar que a maioria dos pais seguiu as novas diretrizes e, principalmente, que isso esteve associado a uma clara redução na alergia a ovos.”
Os dados mostraram que a proporção de bebês que tiveram contato com ovos até os 6 meses de idade mais que dobrou, passando de cerca de 25% no grupo de 2007-2011, antes da mudança nas diretrizes, para cerca de 57% no grupo de 2018-2019, após a mudança nas diretrizes.
Os pesquisadores também descobriram que a prevalência de alergia a ovos diminuiu de 9,2% no grupo de 2007-2011, antes da mudança nas diretrizes, para 7,6% no grupo de 2018-2019, após a mudança nas diretrizes — o que corresponde a uma diminuição relativa de 17,7%, de acordo com o estudo.
O eczema é um fator de risco conhecido para o desenvolvimento de alergias alimentares e, quando os pesquisadores analisaram os dados especificamente em bebês com eczema precoce, surgiram resultados semelhantes. Em bebês com eczema precoce, a prevalência de alergia a ovo diminuiu de 34,6% para 21,9%, segundo o estudo.
“É animador ver evidências reais em nível populacional que apoiam a introdução precoce de alérgenos”, disse Sung Poblete, CEO da organização sem fins lucrativos Food Allergy Research & Education, que não participou do estudo, em um e-mail.
“A recomendação de introduzir alimentos alergênicos precocemente e com frequência tem sido amplamente adotada, e este estudo fornece evidências de que essas práticas estão se traduzindo em benefícios impactantes para a prevenção da alergia a ovos em nível populacional”, disse Poblete.
Como introduzir ovos na alimentação dos bebês
A descoberta do novo estudo de que mais pessoas introduziram ovos na alimentação de seus bebês seis meses após a mudança nas diretrizes revela como as orientações atualizadas podem “realmente ter um impacto”, disse a Dra. Elizabeth Lippner, médica assistente da divisão de alergia e imunologia do Hospital Infantil Lurie de Chicago, que não participou do estudo.
“Espero que isso seja um sinal de que, da mesma forma, em nosso país e nas populações que trato, as pessoas também darão ouvidos a essas recomendações e seguirão essas tendências, e certamente estamos vendo isso em nossas clínicas”, disse Lippner sobre os Estados Unidos.
Ela acrescentou que, embora os médicos recomendem que as crianças sejam apresentadas aos ovos desde cedo, os pais devem garantir que seus filhos estejam prontos para ingerir o alimento com segurança, verificando, por exemplo, se conseguem controlar a cabeça e o pescoço, se abrem a boca quando a comida é oferecida, se sentam sozinhos ou com apoio e se levam objetos à boca, demonstrando sinais de deglutição.
Os pais também devem reservar um tempo para observar se as crianças apresentam algum sintoma de alergia. É importante conversar com o pediatra do seu bebê sobre quando e como introduzir alimentos sólidos.
Sinais de que seu filho está pronto, do ponto de vista do desenvolvimento, para começar a comer alimentos que não sejam leite materno ou fórmula infantil:
- Consegue sentar-se sozinho ou com apoio
- Conseguem controlar a cabeça e o pescoço
- Abre a boca quando você oferece comida
- Engole a comida em vez de empurrá-la de volta para o queixo
- Leva objetos à boca
- Tenta agarrar objetos pequenos, como brinquedos ou comida
- Transfere o alimento da parte frontal para a parte posterior da língua para engolir
Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, não é recomendável introduzir alimentos antes dos 4 meses de idade.
“Seja ovo, amendoim ou outros alérgenos comuns, um bebê precisa estar ‘pronto’ em termos de desenvolvimento para lidar com algo além de líquidos, e alimentos seguros para bebês, incluindo aqueles que contêm alérgenos, devem ser usados”, disse Sicherer, autor de “The Complete Guide to Food Allergies in Adults and Children” (O Guia Completo de Alergias Alimentares em Adultos e Crianças), que não participou do novo estudo.
“Por exemplo, a manteiga de amendoim representa risco de engasgo, mas pode ser misturada em purê de maçã ou cereal de aveia. “O ovo precisa ser bem cozido”, disse ele, “e depois bem amassado e transformado em purê para alimentos como purê de maçã ou cereal infantil, evitando pedaços que possam causar engasgo.”

